O cemitério Jardim da Saudade localizado no Bairro Santa Isabel, parte alta da cidade de Penedo, tem chamado a atenção pelo fato de alguns túmulos estarem sendo profanados nos últimos dias. De acordo com o ouvinte Luciano que participou nesta terça-feira (27) do programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz), as cruzes de alguns túmulos estão sendo retiradas e, segundo os administradores do cemitério, o fato é atribuído a crianças que brincam tranquilamente entre os túmulos do Jardim da Saudade.
Moradores da localidade disseram que é normal encontrar crianças brincando dentro do cemitério. “Elas ficam jogando com bolinhas de gude entre as sepulturas e muitas vezes terminam por danificar as cruzes ou mesmo a grama e flores que são plantadas pelos familiares da pessoa que está enterrada naquele local”, disse um morador que preferiu não ser identificado.
As crianças que transitam dentro do cemitério disseram que o terreno não está totalmente ocupado e não estão danificando nenhuma sepultura. De acordo com um dos menores, eles vão para o interior do “terreno santo” porque é tranquilo e não incomodam ninguém com as brincadeiras. O fato chama a atenção para a falta de posicionamento do administrador do cemitério que tem permitido a permanência dos menores dentro do local impróprio para as brincadeiras das crianças.
Um dos colaboradores do local, Vanilson dos Santos, informou que sempre pedem para que as crianças saiam do cemitério, mas elas insistem e aproveitam muitas vezes “a nossa ocupação” para ficarem jogando boa de gude entre as sepulturas. De acordo com Vanilson, é necessário que as cruzes sejam afixadas com cimento e não apenas com material de metal, citando que as cruzes que são posicionadas com metal tipo cobre são muitas vezes levadas para a venda e isso acontece muitas vezes no horário noturno.
Após a denúncia feita no ar pelo ouvinte Luciano, o repórter Luiz Carlos esteve no cemitério e constatou o fato, encontrando inclusive crianças descalças dentro do cemitério, afirmando que estavam apenas passando pelo local, mas as vezes também brincam dentro do cemitério.