×

Penedo

Celebração no dia de Corpus Christi reúne milhares de fieis em Penedo

Tapetes coloridos são como um gesto de carinho para enfeitar o caminho por onde passa a procissão

Os tapetes coloridos, que são como um gesto de carinho para enfeitar o caminho por onde passa a procissão com a hóstia consagrada, mais uma vez chamaram a atenção de fieis em Penedo. O sal grosso, cal e serragem deram um toque a mais nas principais ruas do Centro Histórico ribeirinho.

Neste dia de Corpus Christi, 15 de junho, a programação teve início a partir das 14 horas na quadra do Colégio Diocesano de Penedo, com apresentações. Em seguida, os fieis participaram da pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento com a participação das Paróquias de São Francisco de Assis, Santa Luzia, Nossa Senhora do Rosário e da área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora.

Posteriormente teve início a celebração eucarística, presidida por Padre Jackson Ribeiro do Nascimento pároco da Catedral, com a participação dos padres Wellington Barbosa, Manoel Sabino e Luís Claudio que foram auxiliados pelos Diáconos Edmilson da Hora e Joaquim.

Ao término da programação religiosa o Ostensório com a Hóstia Consagrada foi conduzido com destino a Igreja Matriz de Penedo, a Catedral Diocesana, local onde Padre Jackso explicou aos presentes a importância da data e como ela deve ser tratada pelos seguidores do catolicismo.

Assim como em anos anteriores, representantes de pastorais, movimentos e instituições ligadas a Diocese trabalharam na confecção do grande tapete de pó de serra, com ícones litúrgicos, pelas principais ruas da cidade, dando um toque bastante especial ao ato religioso que todos anos conta com a participação de milhares de católicos penedenses.

No dia de Corpus Christi, os católicos celebram a Eucaristia: o sacramento que consagra o pão e o vinho como o corpo e o sangue de Cristo para lembrar da morte e da ressureição de Jesus.

“Hoje nós lembramos o que aconteceu na última ceia e depois a permanência de Jesus no sacrário. É hora de cada um de nós voltarmos em nossas vidas e tomarmos conhecimento dos momentos em que a graça de Deus foi tão generosa. Este é um dos momentos mais bonitos”, afirmou a ribeirinha Maria de Almeida.