A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Maceió por meio do Núcleo de Educação e Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou mais uma campanha educativa, dessa vez na Escola Rui Barbosa, no Conjunto Eustáquio Gomes. O objetivo é informar e orientar de forma diferenciada as crianças e seus pais ou responsáveis sobre as zoonoses e a posse responsável de animais de estimação.
As zoonoses são doenças transmitidas entre os animais e os seres humanos. Apesar de quase todas as crianças desejarem ter um bichinho de estimação, esse não é um assunto muito abordado dentro das escolas. Os animais de estimação têm contato direto com os moradores da residência e seus visitantes e se faz necessário que seus donos adotem uma série de cuidados, pois os mesmos podem transmitir doenças como a raiva e a leptospirose.
A visita que os agentes do CCZ fazem às escolas públicas e privadas de Maceió informa, justamente, sobre esses cuidados que ajudam a prevenir doenças e orienta os estudantes a como se comportar caso venham a contrair alguma zoonose.
Ao todo, já foram visitadas seis escolas, totalizando cerca de 30 crianças. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde, Zildene Lemos, esse trabalho ajuda a prevenir as zoonoses, divulga o trabalho do CCZ e melhora a relação das pessoas com seus animais domésticos.
“Apesar do grande risco à saúde das pessoas, esse é um tema pouco abordado, mas graças a esse trabalho estamos ajudando as pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida, assim como a de seus animais, que passam a receber melhores cuidados graças às nossas orientações”, disse.
Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam palestras e utilizam recursos audiovisuais, como vídeos e teatro, que ajudam a prender a atenção das crianças aos ensinamentos que estão sendo transmitidos.
A parte mais aguardada da apresentação é o teatro de bonecos. As crianças não desviaram a atenção dos amigos Letícia, Pedrinho e Totó, personagens do teatro, que transmitiram os ensinamentos dos agentes de uma forma lúdica e mais prazerosa para os alunos que assistiam as apresentações.
Após a despedida dos agentes e de seus bonecos, as crianças recebem algumas atividades para realizarem em casa, com seus pais, e na escola, com seus colegas de turma, onde podem colocar em prática os ensinamentos sobre as zoonoses e a posse responsável aprendidos com os agentes.