A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inicia, na próxima segunda-feira (18), a troca dos trilhos do trecho entre a Avenida Siqueira Campos e o Palácio do Trabalhador, no Centro. Por conta disso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai orientar os motoristas que passam pelo local a partir do início da próxima semana.
As obras fazem parte do projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Uma reunião foi realizada ontem pela manhã, na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), para acertar os detalhes de início dos trabalhos.
O superintendente da SMTT, Jorge Coutinho, garantiu à diretoria da CBTU que equipes de trânsito estarão no local na segunda-feira para coordenar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos. Segundo o diretor da CBTU em Alagoas, José Denílson do Nascimento, a troca dos trilhos não pode mais ser adiada pela companhia. “Os recursos estão alocados e a empresa responsável pela obra já mobilizou funcionários para o trabalho”, explica.
Além da SMTT e da Sempla, representantes de outras secretarias também acompanharam a reunião para acertar mais detalhes do projeto, como a compensação vegetal que deve ser feita pela CBTU. Isso porque algumas árvores devem ser cortadas na região da Praça do Pirulito.
A orientação da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) é que para cada árvore derrubada sejam plantadas outras três em diferentes locais da cidade ou mesmo em áreas próximas à obra.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) também irá ajudar no trabalho da CBTU. O órgão fará contatos com os comerciantes da área para orientá-los sobre a evolução da obra. O alvo inicial são os comércios que ficam muito próximos à linha do trem, como as lojas de bicicletas da Praça do Pirulito. As lojas terão de fazer algumas adequações nas calçadas por conta do andamento da obra.
