Foram iniciados os trabalhos que visam a elaboração do projeto de esgotamento sanitário do município de Traipu (AL), no Baixo São Francisco. A visita contou com a presença de representantes da prefeitura, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Agência Peixe Vivo (APV) e da empresa de consultoria HIDROBR, responsável pela execução do projeto.
Durante o encontro, os representantes das entidades percorreram as áreas para avaliar a situação e assim trabalhar em prol de melhorias. Ricardo Estanislau Braga, coordenador Técnico da Agência Peixe Vivo, disse que a visita foi produtiva e toda equipe da Prefeitura de Traipu se mostrou bem receptiva. “Já demos início aos trabalhos quanto a questão da fiscalização. A empresa que está desenvolvendo o projeto – HIDROBR – esteve presente na reunião e orientou de forma técnica todos os representantes envolvidos. Depois, passamos na região a fim de conhecer e identificar possíveis pontos de problemas que serão avaliados no decorrer da execução do projeto”.
O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, contou que o projeto de esgotamento sanitário do município de Traipu (AL) é fruto de um desdobramento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que também foi realizado pelo CBHSF. “O Comitê fez um chamamento e selecionou quatro municípios da calha do São Francisco, um de cada região fisiográfica para que possam ser executados planos e projetos. Iremos elaborar agora o projeto básico e executivo do saneamento do município de Traipu porque entendemos que a qualidade da água é algo extremamente importante e que o Comitê defende muito. Além de cobrar, apoiar nos programas municipais de saneamento, nós vamos agir para a execução da política de saneamento de alguns municípios, inclusive em Traipu”, explicou.