Inúmeras personalidades brasileiras e internacionais estiveram presentes no lançamento oficial da logomarca da Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Políticos, empresários, técnicos de futebol, dirigentes e ex-jogadores, marcaram presença no evento.
Quem abriu os discursos foi o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador da Copa do Mundo-2014), Ricardo Teixeira. Na oportunidade, Teixeira comentou: “Hoje estamos aqui juntos em Johannesburgo para dar o primeiro passo de uma jornada. Uma jornada que nos levará para o Mundial de 2014 no Brasil”, declarou o dirigente para acrescentar na sequência: “A Copa no Brasil será uma celebração impecável e inesquecível. Todos os povos estão convidados para participar do Mundial”, completou.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também participou do lançamento oficial do emblema para a Copa no Brasil. “O Brasil é o país do futebol. Não existe um país no mundo que se identifique mais com o futebol do que o Brasil. O futebol no Brasil é uma religião”, disse Blatter, lembrando que a única vez que o Brasil sediou o Mundial foi em 1950.
O presidente da Fifa também citou que a última vez que a América do Sul realizou a competição foi na Argentina-1978.
Na sequência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a Copa do Mundo-2014.
“É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios, são movidos a desafios. O país cresce e se desenvolve”, disse o dirigente, citando também a economia do país e a transparência.
“Em 2014, teremos uma economia ainda mais relevante. O Mundial terá o máximo de transparência. Os gastos poderão ser acompanhados pela internet por qualquer pessoa do Mundo. Queremos deixar um legado que vai ajudar na condição de vida do nosso povo”, acrescentou Lula.
Dentre os ex-jogadores que marcaram presença estavam Romário, Carlos Alberto Torres, Bebeto, Platini e Beckenbauer.
Outro conhecido que se fez presente foi o técnico Carlos Alberto Parreira, treinador da anfitriã África do Sul, nesse Mundial de 2010.