Espaço sediará a Copa do Estado de Sergipe já em outubro (Fotos: CBF)
A CBF inaugurou nesta sexta-feira (29) o 1º Centro de Desenvolvimento do Futebol no Nordeste do Brasil. O equipamento fica em Barra dos Coqueiros, cidade vizinha a Aracaju, capital de Sergipe, e está pronto para utilização pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), que já planeja eventos para o local, como a Copa do Estado de Sergipe, marcada para o mês de outubro.
A espera de mais de dez anos acabou: o moderno Centro de Desenvolvimento (CD) do Futebol de Sergipe foi inaugurado nesta sexta-feira (29), em uma cerimônia que reuniu mais de 100 crianças e cerca de 40 voluntários, além do presidente da CBF, Samir Xaud, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Miltinho Dantas, a diretoria da CBF e autoridades locais.

Antes do início da cerimônia, uma quebra de protocolo para honrar uma antiga tradição: integrantes da etnia Xokó, que vivem às margens do Rio São Francisco, realizaram um ritual para trazer boas energias ao local. O cacique Bá Xokó aproveitou para brincar que está negociando um amistoso no CD. “Na nossa aldeia somos apaixonados por futebol, já temos dois títulos municipais e sempre chegamos nas finais. Vou negociar para jogarmos no campo”, disse ele, que presenteou Xaud com uma pulseira como amuleto de sorte.
O presidente da CBF celebrou a inauguração de mais um Centro de Desenvolvimento, o quinto entregue em pouco mais de 90 dias de gestão e um dos símbolos das transformações que projeta para o futebol brasileiro. “Desde que entrei à frente da CBF assumi o compromisso de entregar essas ferramentas importantes para o futebol e para a sociedade brasileira. Em pouco mais de 90 dias, foram 13 estados visitados. Estamos andando, conhecendo e aproximando mais a CBF, tanto das federações quanto dos clubes. Esse é o novo trabalho da CBF”, disse.

Miltinho Dantas, presidente da FSF, elogiou o compromisso da CBF com a descentralização do futebol no Brasil e comemorou o que chamou de realização de um sonho. “O presidente Samir, em tão pouco tempo à frente da CBF, está realizando o meu sonho enquanto presidente e desportista, e o sonho de milhares de garotos que irão desenvolver o futebol aqui dentro. Esse Centro de Desenvolvimento não é apenas para a prática do futebol, mas sim para se fazer inclusão social. Nós temos uma responsabilidade muito grande, juntamente com a CBF, de proporcionar à sociedade brasileira, a essa juventude, o sonho de se tornar atleta de futebol, mas principalmente de se tornar um cidadão do bem”, disse.
Dantas revelou que já há uma série de eventos previstos para serem sediados no local, como a Copa do Estado de Sergipe, em outubro, e competições de base como o Campeonato Sergipano das categorias Sub-15 e Sub-17, além da Escola de Arbitragem da FSF.
Para o Gerente de Desenvolvimento do Futebol da CBF, Ricardo Leão, esta agenda elaborada pela FSF cumpre o propósito do local e demonstra o quanto o Nordeste do Brasil respira futebol.

“O futebol aqui é muito forte, muito vibrante. Isso faz desse equipamento uma ferramenta estratégica para o município, para a Federação e toda a comunidade do futebol no Estado usufruir da instalação e para colocarmos aqui uma série de ações. Nesta semana, tivemos o sinal verde da FIFA para o Programa de Desenvolvimento de Talentos, o FIFA TDS. Com ele vamos avançar com a contratação de coordenadores técnicos regionais, que vão ser um braço da CBF nos Centros de Desenvolvimento, em parceria com as federações, para observação técnica de seleções, realização de novas competições e execução de projetos como o Gol do Brasil”, disse.
O representante da FIFA no evento, Rafael Arias, elogiou a qualidade do equipamento apresentado em Sergipe, mas sobretudo a forma como a comunidade se integrou com o local. “Como estrutura está muito bonito, trabalhamos junto com a CBF para isso. Mas a infraestrutura é um meio, o verdadeiramente importante é isso que acontece aqui, com as crianças podendo aproveitar”, disse, enquanto as crianças aproveitaram o Festival de Futebol.
Prestigiaram a solenidade os presidentes das federações de Alagoas (Felipe Feijó), Amapá (Netto Góes), Bahia (Ricardo Lima), Goiás (Ronei Freitas e o diretor executivo André Pitta), Paraíba (Michelle Ramalho), Piauí (Robert Brown), Rio de Janeiro (secretário geral Leo Ferraz) e Rio Grande do Norte (José Felipe), além do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, a diretora de Infraestrutura e Patrimônio Catherine Veloso, o diretor de Desenvolvimento e Projetos Matheus Senna, o Diretor de Relações Internacionais Roberto Oliveira, o presidente do STJD Luís Otávio Teixeira, o prefeito de Barra dos Coqueiros Airton Martins e o representante da FIFA Rafael Arias. Os tetracampeões Bebeto e Branco foram os convidados de honra.

O Centro de Desenvolvimento é composto por um campo de futebol com gramado sintético medindo 105x68m (padrão FIFA Quality), dois vestiários para equipes (com vestiário técnico individualizado), dois vestiários para arbitragem, sala médica e de administração, banheiros, arquibancada com 480 lugares, estacionamento e depósito. O recurso para a construção vem do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Fonte: CBF
