A Copa do Nordeste, competição que reúne os clubes da região numa disputa acirrada e cheia de rivalidade, voltará a ser disputada em 2013. O anúncio do retorno da competição ao calendário da CBF foi feito pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, nesta quinta-feira.
Serão 16 clubes na disputa, sendo três da Bahia, três de Pernambuco e dois de Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba. A competição está marcada para começar em janeiro de 2013 e utilizará 12 datas para definir o campeão.
Na primeira fase serão quatro grupos com quatro clubes. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as fases finais, disputadas no sistema de mata-mata até ser conhecido o campeão.
Os participantes da Copa do Nordeste serão definidos pelas federações. Por consenso, ficou estabelecido que os melhores colocados no estadual serão os escolhidos.
A coordenação técnica da competição ficará por conta da CBF, que vai contar ainda com o apoio logístico das federações estaduais.
Espera-se que a Copa do Nordeste, assim como aconteceu em outros anos, seja um sucesso de público. A julgar pelas médias de torcedores do Brasileiro de 2011, que tem o Santa Cruz como líder, mesmo tendo jogado a Série D, a promessa é de jogos com casa cheia.