A alegria e confraternização tomaram conta da festa em homenagem aos medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira em São Paulo, comemorou os cinquenta anos da conquista histórica do basquete brasileiro. Estiveram presentes os Amaury Pasos, Antonio Salvador Sucar, Carlos Domingos Massoni “Mosquito”, Edson Bispo dos Santos, Jatyr Schall, Moisés Blas, Waldyr Geraldo Boccardo e Wlamir Marques, além dos familiares de Carmo de Souza “Rosa Branca” e Zenny Azevedo “Algodão”.
— É com muito orgulho que a CBB reverencia nossos bravos heróis. Essa singela homenagem representa toda nossa gratidão e respeito por aqueles que lutaram com garra e mostraram ao mundo o talento brasileiro. É também uma grande oportunidade de reunir esses heróis. Aproveitamos este memorável encontro para ouvir histórias e aprender com nobres atletas o valor do esporte, do amor à pátria e do espírito olímpico — disse o presidente da CBB, Carlos Nunes.
Além dos homenageados, o encontro contou com a presença de Paulo Villas Boas (diretor de relações institucionais da CBB), Vera Formiga, (assessora especial de assuntos institucionais da Eletrobras), André Britto (gerente de marketing da Nike), Evandro Correa (diretor comercial da Travel Ace), Carlos Osso (representante da Liga Nacional de Basquete), e representantes de clubes e entidades esportivas.
SELEÇÃO BRASILEIRA – 1960
Amaury Pasos, Antonio Salvador Sucar, Carlos Domingos Massoni “Mosquito”, Carmo de Souza “Rosa Branca” (em memória), Edson Bispo dos Santos, Fernando Pereira de Freitas “Fernando Brobró” (em memória), Jatyr Eduardo Schall, Moysés Blas, Waldemar Blatskauskas (em memória), Waldyr Geraldo Boccardo, Wlamir Marques e Zenny de Azevedo “Algodão” (em memória). Técnico: Togo Renan Soares “Kanela” (em memória). Assistente técnico: Renato Brito Cunha.
Campanha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Roma
Brasil 75 x 72 Porto Rico
Brasil 58 x 54 União Soviética
Brasil 80 x 72 México (61 x 61 no tempo normal)
Brasil 78 x 75 Itália (70 x 70 no tempo normal)
Brasil 77 x 68 Polônia
Brasil 85 x 78 Tchecoslováquia
Brasil 62 x 64 União Soviética
Brasil 63 x 90 Estados Unidos