×

Penedo

Cavalo é apreendido pastando em praça pública de Penedo

Mudas de árvores quase foram arrancadas pela raíz

O serviço de apreensão animal coordenado pela secretaria de agricultura e abastecimento da prefeitura de Penedo tem sido elogiado pela população pela rapidez e agilidade que chegam aos logradouros em que animais, a maioria cavalos e vacas, pastam ou transitam livremente.

Na manhã desta terça-feira, 27, o apelo dos moradores do Conjunto Rosete Andrade, através da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) levou os técnicos da apreensão animal até a Praça São Francisco de Assis, localizada em frente a igreja católica do conjunto, onde um cavalo estava amarrado e pastando tranquilamente a seca grama que insiste em continuar viva.

De acordo com o coordenador de apreensão, Jorge Alexandre, o serviço funciona os sete dias por semana e independente do horário de expediente na secretaria de agricultura, que funciona das 7:30 as 13:30, a população pode ligar para o ‘disk animal’ pelo telefones 9132-4942 ou 8845-1759.

“Infelizmente, muitas vezes retiramos os animais das Rodovias e Avenidas, localizamos posteriormente os seus donos e alertamos sobre as penas estabelecidas, como também sobre os riscos causados pela permanência de cavalos e vacas, principalmente nas vias de trânsito rápido, mas parece que eles não dão ouvidos, porque pouco tempo depois apreendemos os mesmo animais, soltos novamente pelas ruas de Penedo”, desabafou Jorge Alexandre.

Taxa de Manutenção

O coordenador informou ainda que todos os animais apreendidos são conduzidos para um local apropriado, onde eles recebem tratamento adequado durante sua permanência. Para que sejam retirados os donos dos animais devem desembolsar a quantia de R$ 53 reais referente a taxa de manutenção.

Praça

Há exatos 365 dias aconteceu a inauguração da Praça São Francisco de Assis. No dia 27 de março de 2011, secretários, autoridades religiosas, o prefeito Israel Saldanha (DEM) e o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), entregavam o logradouro, fruto de emenda parlamentar, ainda garantida na gestão do ex-prefeito Március Beltrão.

Um ano depois de entregue à população, a única praça do Conjunto Rosete Andrade já foi alvo da ação de vândalos que espalharam pichações pelos muros, além das lâmpadas que ficam nos postes próximos aos locais mais baixo, serem alvo constante de meliantes que preferem se expor ao ato ilícito de furtar as luminárias e correr o risco de serem penalizados ao invés de comprar o produto de baixo valor no mercado.