×

Cultura

Cavalgada reúne fiéis em Anadia na ‘Festa da Padroeira’

Centenas de pessoas participaram do evento

Uma cavalgada na manhã deste domingo (22), partindo da Serra da Morena, marcou o início da Novena da Padroeira da cidade de Anadia, Nossa Senhora da Piedade. O evento religioso, que está em sua quinta edição, foi acompanhado por devotos fiéis montados a cavalo, em carroças, charretes, veículos, motocicletas, bicicletas e a pé.

A concentração teve início às 5h, na Capela Nossa Senhora, com uma oração dos participantes e percorreu um trajeto de 10 quilômetros até a igreja matriz, no centro de Anadia, comandada pelo padre Niraldo e pelo prefeito José Augusto. “É um momento de fé acompanhado pelos fiéis e que marca o início da Novena de Nossa Senhora da Piedade”, afirma o pároco.

Dona Antônia Conceição, devota de Nossa Senhora da Piedade, todos os anos aguarda na porta de sua casa, às margem da rodovia, a passagem da cavalgada que transporta a imagem da santa. “É uma alegria, uma emoção muito grande. É uma festa bonita em homenagem à Nossa Senhora da Piedade”, ressalta a devota.

Este ano, a coordenação da festa conseguiu reunir aproximadamente 700 pessoas que saíram de suas casas para acompanhar a procissão. Cada participante teve direito a uma camisa e um carro de apoio acompanhou a cavalgada fazendo distribuição de água.
Com o tema “Senhora da Piedade, Reflexo do Coração Materno”, tem início nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, na cidade de Anadia, a Novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade, que de acordo com a programação elaborada pela coordenação será encerrada no dia 02 de fevereiro, com Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.

Na abertura, dia 24, a partir das 19h:30, haverá missa com o tema “O Coração de Maria Dedicado ao Amor”, sob a presidência do padre Niraldo José dos Santos, na Igreja Matriz.
Quarta-feira, dia 25, o tema é “Coração de Maria transbordante de paz”; dia 26, quinta-feira, “Coração de Maria solidário e servidor”; dia 27, sexta-feira, “O coração de Maria consolador dos aflitos”; dia 28, sábado, “Coração de Maria acolhedor da palavra”; dia 29, domingo, “Coração de Maria educador da fé”; dia 30, segunda-feira, “O coração de Maria proclamador da misericórdia”; dia 31, terça-feira, “Coração de Maria inspirador da missão” e dia 01 de fevereiro, quarta-feira, “Coração de Maria gerador da vida”, sempre às 19h:30.

No dia 02 de fevereiro, o ponto mais alto da festa, será realizada a partir das 9h, celebração da Santa Missa, com a presença de diversos sacerdotes. Às 16h, acontece acontece a tradicional procissão com a imagem da Padroeira e outros santos, pelas principais ruas de Anadia.