×

Alagoas

Cavalgada de Padre Cícero reúne mais de 4 mil participantes no interior

Percurso, com pouco mais de 7 quilômetros, teve a concentração na Mata Limpa

Um mar de gente. Assim foi a décima segunda edição da Cavalgada de Padre Cícero, que movimentou o município de Lagoa da Canoa neste domingo (20). Como não poderia ser diferente, o evento reuniu aproximadamente 4 mil cavaleiros e amazonas numa das manifestações mais tradicionais da cultura e da religiosidade do interior de Alagoas.

Além de tradição, a Cavalgada de Padre Cícero é uma das festas mais democráticas do Estado. Quem não tem cavalo participa montado em jegues, jumentos e até mesmo na motocicleta. O percurso, com pouco mais de sete quilômetros, teve a concentração no povoado Mata Limpa, passando pelas comunidades Pau d’Arco, Capim e, finalmente, chegando na zona urbana.

A Cavalgada de Padre Cícero é uma realização da Prefeitura de Lagoa da Canoa e conta com o total apoio dos prefeitos Álvaro Melo e Veridiano Almir, de Feira Grande

O momento é um dos mais aguardados do ano para muitos moradores destas comunidades, que fazem questão de sair às portas de suas casas para saudar os participantes da Cavalgada. Um dos momentos marcantes deste ano foi quando os moradores de uma residência do povoado Capim ergueram uma faixa parabenizando o ex-prefeito Jairzinho pelo seu aniversário, que ainda ganhou um bolo confeitado.

“É muito emocionante poder estar aqui participando, mais uma vez, desta linda manifestação em homenagem ao meu padrinho Cícero, em companhia do meu povo”, frisou o ex-prefeito.

Políticos de todo o Estado marcaram presença em Lagoa da Canoa a fim de prestigiarem a Cavalgada de Padre Cícero. O prefeito Álvaro Melo (PMDB) e o vice Audálio Tenório (PRP) foram os anfitriões de várias autoridades, a exemplo do senador Fernando Collor de Mello (PTB), o deputado federal Renan Filho (PMDB), o ex-prefeito Jairzinho Lira (PRTB), além de prefeitos de municípios como Feira Grande, Jaramataia, Igaci, Belém, São Brás, entre outros.

Ao lado da primeira-dama Margarete, o prefeito Álvaro Melo agradeceu aos milhares de participantes do evento e disse que a Cavalgada a cada ano está mais bonita e com mais gente. “Sem sombra de dúvidas este é uma das principais festas do calendário religioso de Alagoas. Nós canoenses ficamos orgulhosos em ver tanta gente abrilhantando esta festa, que recebe pessoas de todo lugar”, frisou, orgulhoso, o prefeito.

A programação foi iniciada na noite anterior, com a Missa do Padre Cícero, celebrada de forma campal na praça Padre Cícero. No domingo, após percorrerem todo o percurso, os cavaleiros e amazonas foram recepcionados na Garagem Municipal com um farto almoço, regado a muito churrasco e bebida. A animação ficou por conta do Vaqueiro Xameguinho, que encantou a todos com suas toadas.