×

Maceió

CATs: atendimentos crescem 102% em dois anos e chegam a 18,5 mil

O balanço de 2016 mostrou que foram atendidos 18.565 turistas nos três centros da cidade

Maceió continua se firmando como um dos destinos nacionais mais procurados pelos turistas. Além de estar no topo do ranking de vendas de algumas das maiores operadoras de turismo da América Latina, outro fato que comprova isso é o movimento nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), que cresceu 102,3 % nos últimos dois anos. O balanço de 2016 mostrou que foram atendidos 18.565 turistas nos três centros da cidade: o do aeroporto, o da rodoviária e o da orla da Pajuçara. O número é maior que o dobro de 2015, quando foram feitos 9.177 atendimentos.

Além de informar e orientar sobre os atrativos da cidade, os estagiários da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) que trabalham nos CATs realizam durante todo o ano uma pesquisa que ajuda a traçar o perfil dos visitantes de Maceió. “Os turistas que solicitam informações nos centros são convidados a responder um pequeno questionário sobre local de hospedagem, tempo de estadia e naturalidade. Isso ajuda a secretaria a traçar diretrizes internas, para, por exemplo, intensificar ações de marketing e saber quais novos mercados turísticos se deve investir”, explica a coordenadora geral de informação turística da Semtur, Cristina Quirino.

Com o objetivo de orientar da melhor forma os turistas que vão aos CATs, a Semtur tem investido cada vez mais na melhoria do serviço através da qualificação de pessoal. “Os vinte estagiários que trabalham nos centros passam por uma capacitação a cada seis meses para se atualizar sobre os atrativos de Maceió, assim como os dos arredores da cidade. Eles também participam mensalmente de reuniões e palestras com temas diversos da área do turismo, que muitas vezes contam com a presença de alguns parceiros nossos, como técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de profissionais do Procon”, afirma Quirino.

Os Centros de Atendimento aos Turistas foram criados em 2005 com o objetivo de fornecer informações aos turistas para melhor conhecer o destino Maceió, seus atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de outros serviços existentes na capital alagoana e nos demais municípios do Estado. Os visitantes recebem gratuitamente o mapa da cidade em diferentes idiomas (inglês, espanhol, italiano e português), guia de museus, mapa de Alagoas e informações sobre meios de hospedagem, agências de receptivo, núcleos de artesanato e gastronômico, entre outras.

Movimento do aeroporto na alta temporada 2016 cresce 11,5% em relação a 2015

Outro dado que comprova a grande procura de Maceió como destino turístico, principalmente no verão, é o movimento do aeroporto da capital. Segundo dados divulgados pela Infraero, em 2016 o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceu 0,35% em relação a 2015: foram 1.989.286 passageiros desembarcados em 2016 contra 1.982.393 em 2015. Na alta temporada, porém, o crescimento é bem maior, já que entre janeiro e fevereiro do ano passado, o aumento da movimentação foi de 11,5%, totalizando 415.724 passageiros desembarcados nesse período em 2016 contra 396.902 em 2015.