×

Esporte

Categorias de base do vôlei nacional ganharam muitos títulos

Vôlei feminino promete vir com uma nova e boa "safra"

Em 2014, a base do voleibol brasileiro feminino teve como principal objetivo a classificação para os mundiais a serem realizados por meio dos torneios continentais. Ao todo, as seleções de base disputaram quatro competições e subiram ao pódio em todas elas, sendo que em quatro chegaram ao ouro. Destaque para a primeira edição do Sul-Americano Sub-22 feminino, com título para a equipe verde e amarela.

A primeira competição do ano, o Sul-Americano Infanto-Juvenil feminino, foi realizada em Tarapoto, na Amazônia Peruana, e o Brasil, sob o comando do técnico Luizomar Moura conquistou o título de forma invicta. No torneio, disputado em turno único, foram cinco vitórias, incluindo os 3 x 0 sobre as donas da casa na partida de encerramento. Com o resultado, a equipe garantiu vaga no Mundial da categoria em 2015, que também será realizado no Peru.

As meninas da equipe infanto-juvenil também representaram o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, em março, na capital chilena. Nesta competição, as brasileiras enfrentaram equipes mais experientes e, apesar de apenas uma derrota para as chilenas por 3 x 1, o time brasileiro ficou com o bronze.

Na categoria juvenil, o torneio feminino foi realizado em Barrancabermeja (COL) e o Brasil garantiu o décimo oitavo título sul-americano ao vencer as argentinas por 3 x 0. Destaque para a ponteira Drussyla, eleita a melhor jogadora da competição. A conquista deu às brasileiras uma vaga no Mundial do Chipre.

Além das competições já tradicionais, 2014 foi o ano da primeira edição do torneio para a categoria sub-22, e a equipe brasileira estreou com o título. As meninas, que conquistaram o ouro em Popayán (COL) com vitória por 3 x 0 sobre as anfitriãs, carimbaram o passaporte para a Turquia, onde o segundo Mundial Sub-23 acontecerá em 2015.