Igreja matriz passou seis anos fechada por conta da reforma
Cerca de seis anos depois de ter sido interditada para passar por um total processo de reforma, a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santo Rosário abrirá suas portas para voltar a servir a comunidade católica do município ribeirinho. Uma grande festa foi preparada para celebrar a reabertura da Igreja Matriz de Penedo nos dias 10, 11 e 12 de outubro.
As festividades terão início na noite desta quarta-feira, 10 de outubro, com a celebração de uma missa solene na concatedral de Arapiraca, presidida pelo representante oficial do Papa Bento XVI. Caravanas de várias cidades situadas na área de atuação da Diocese de Penedo devem participar do ato religioso.
Na quinta-feira, 11 de outubro, o representante do Papa Bento XVI se encontrará com os jovens de todas as paróquias ligadas a Diocese de Penedo, no Ginásio do SESI, a partir das 15 horas. Por volta das 16 horas, os fieis se dirigirão em carreta até a orla fluvial do município ribeirinho, local onde será realizado o PHN (Por Hoje Não Vou Mais Pecar) 2012.
O ponto alto da festa acontecerá às 19 horas ainda da quinta-feira, 11. Nesse horário, as portas da Catedral de Penedo, segunda igreja mais antiga de Alagoas, vão se abrir para que os fieis conheçam o trabalho de restauro realizado durante esses seis anos no prédio que foi construído no século XVII. Em seguida, isso por volta das 21 horas, o cantor Dunga, da Canção Nova, e o DJ Angelus se apresentarão no palco montado na orla da cidade.
Já na sexta-feira, 12 de outubro, a programação terá início nas primeiras horas da manhã. Às 8h30min será realizada uma missa solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. A imagem da santa será conduzia pelas ruas da histórica cidade a partir das 16 horas, encerrando assim o evento. O dia da Padroeira de Penedo é comemorado em 07 de outubro, no entanto, por ter coincidido com as eleições municipais a Diocese resolveu adiar as solenidades para esta data.
Durante todos esses anos em que permaneceu fechada uma série de atividades, como feiras e quermesses promovidas pelas paróquias penedenses, e a campanha “Diga Sim à Catedral”, realizada pela comunidade em parceria com a antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), foram desenvolvidas com o objetivo de arrecadar recursos para que o serviço na Igreja Matriz fosse concluído. Alguns parlamentares alagoanos, tanto da esfera estadual quanto da federal, também participaram da mobilização direcionando emendas para a obra.
