×

Maceió

Catedral de Maceió celebra a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

Convidados participaram do momento do Lava-pés

A Missa que introduz o Tríduo Pascal foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió na noite desta Quinta-feira Santa, 17 de abril. A celebração contou com a participação do Povo de Deus e Jovens convidados que participaram do momento do Lava-pés.

Nesta noite a Igreja atualiza no tempo os gestos de Jesus da última Ceia com seus discípulos e institui o sacerdócio ministerial que foi dado como mandamento novo do amor e serviço. “Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor; até que ele venha” (1Cor 11,26), foram palavras proclamadas na segunda leitura da Missa.
Durante a celebração os sinos foram tocados durante o hino do “Glória” para silenciar até a Vigília Pascal. No momento do Lava-pés o celebrante retirou a casula (veste litúrgica) e cingiu-se com uma toalha grande para lavar e enxugar os pés de 12 pessoas jovens escolhidos, simbolizando a lavagem dos pés dos 12 discípulos de Jesus, num ato supremo de serviço amoroso.

A matraca, instrumento de madeira, assumiu o lugar da sineta no momento da consagração. As hóstias foram consagradas em bom número para a celebração da Paixão do Senhor, nesta Sexta-feira Santa (18), quando a Igreja não celebra missa.

Terminada a celebração, o sacrário ficou aberto e vazio, quando foi formada a procissão para conduzir o Santíssimo Sacramento até a capela do Santíssimo, onde permaneceu em adoração comunitária até às 22h. Por fim, os altares foram desnudados, cruzes foram retiradas para lembrar que a Igreja está desposada, vivendo a dor da entrega amorosa do seu Esposo.

Às 22h, o Santíssimo Sacramento foi conduzido em procissão silenciosa até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, retornando momentos antes da Celebração da Paixão do Senhora na Catedral.

A Igreja mergulha no intenso drama da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É o início do primeiro dia do Tríduo Pascal.

Amanhã, às 12h, reflexão das 7 últimas palavras de Cristo na Cruz, celebração da Paixão do Senhor, às 15h, seguida de Procissão do Senhor Morto.