De 28 a 31 de maio acontece o Encontro de Regionais de Empreendimentos de Catadores de Materiais Recicláveis, realizado pelo governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). O evento teve como sede, nesta quarta-feira (29), a cidade de Lagarto, e reuniu na Faculdade Dom Pedro II, catadores dos municípios de Boquim, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Poço Verde, Salgado, Lagarto, Itabaianinha e Simão Dias.
Durante o encontro, os participantes recebem capacitação sobre como trabalhar em conjunto e se organizar nas cooperativas. O tema central do debate aborda as vantagens e a importância da organização das cooperativas em rede, os princípios, objetivos e benefícios para cada empreendimento.
A diretora de qualidade Ambiental da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), Elane Alvarenga, reforçou a importância destes encontros para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inclusão socioambiental dos catadores. “O projeto tem várias fases. Nesta etapa, nós realizamos os encontros das redes para mostrar para os cooperados a importância de trabalharem unidos, enquanto cooperativas, para que busquem fortalecê-las diante do mercado”, explicou.
Em todo o estado, são 1.840 catadores identificados no Cadastro Único (CAD único), que desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os trabalhadores atuam em atividades como a coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis e contribuem de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.
Valorização do trabalho
O Presidente da Cooperativa COOPCAL de Lagarto, Cristiano Santos Costa, participou do evento e aproveitou a oportunidade de aprender mais sobre a importância de trabalhar em redes, com o objetivo de melhorar a renda dos cooperados. “Esse evento é importante para que os catadores saibam o preço dos materiais que estão vendendo, se livrar do atravessador e vender os produtos por um preço justo, para que possamos ganhar a vida com dignidade”, ressaltou.
A cooperada da Cooperativa de Estância, Eide da Conceição Ferreira, por meio da capacitação, começou a entender melhor o processo e a perceber as vantagens de trabalhar em conjunto. “A rede é importante para as cooperativas, porque ela vai agregar mais o valor dos materiais, para que todos ganhem um valor justo pelo trabalho. Nós, catadores de produtos reciclados, estamos aprendendo aqui a valorizar o nosso trabalho”, salientou.
Próximos encontros
Durante a mesa de abertura do encontro, também estavam presentes o representante do Consórcio do Sul e Centro Sul, Eduardo Morais; a representante do Sebrae – empresa responsável pela execução do projeto -, Izabel Borges; o secretário Municipal de Lagarto, Aloísio Andrade, e o presidente da Cooperativa de Itabaianinha, Marcelo Dias.
Nesta quinta-feira (30), o terceiro dia de encontro reunirá catadores do Agreste Central, no Campus Unit Itabaiana, a partir das 8h. E, na sexta-feira (31), será vez dos representantes da Grande Aracaju. O evento será na sede do Sebrae, na Avenida Tancredo Neves, na capital sergipana.
