Catadores de Lixo que foram selecionados para o trabalho em cooperativas de recicladores receberam um treinamento da Slum sobre a operacionalidade desse sistema de trabalho e seus benefícios. O evento foi realizado na sede do Seagra, em Jacarecica, na manhã desta quinta-feira (14).
Durante o encontro os catadores foram informados sobre a seleção, o trabalho em cooperativa, e como funciona esse tipo de instituição, e tiveram oportunidade de tirar dúvidas.
Segundo a assessora técnica da Slum, Nadja Barros, este foi apenas um primeiro passo. Os trabalhadores também irão passar por um curso de capacitação com duração de dois meses. “É fundamental que neste primeiro momento eles entendam como uma cooperativa funciona, a rotina de trabalho e seus direitos e deveres”, disse ela.
Os catadores tomaram conhecimento, por exemplo, que deverão ser divididos para trabalhar em dois turnos. A medida serve para que mais pessoas possam ser aproveitadas e tenham a chance de trabalhar nas cooperativas, que serão criadas com recursos federais do programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do município.
Nessa etapa, foram selecionados 126 catadores.
