×

Sergipe

Cata Bagulho recolhe 23 toneladas de resíduo em bairro de Sergipe

Puderam descartar objetos sem serventia, como móveis velhos

Mais uma comunidade foi atendida e ficou satisfeita com o programa Cata Bagulho, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no último sábado, 23 de agosto. Os moradores do bairro Siqueira Campos puderam descartar objetos sem serventia, como móveis velhos, que acabam ocupando espaço em casa e não são recolhidos pela coleta domiciliar de lixo.

O objetivo do programa é auxiliar os cidadãos no rejeite deste tipo de material que, além de atrapalhar, muitas vezes acaba sendo descartado de forma irregular nas vias públicas e terrenos baldios. Para Ana Paula dos Santos, o programa foi de grande ajuda. “Tem coisas que a gente não tem como descartar assim de imediato e acabam ficando encostadas. Havia aqui alguns móveis que já eram restos, que estavam armazenados num cantinho e que a gente tinha que descartar”, relatou.

Ao todo, 11,03 toneladas de material orgânico foram recolhidas. Outras 11,9 toneladas de entulho descartado irregularmente nas ruas foram coletadas, além de 104 quilos de material reciclável, encaminhado para a Coores.

O aposentado Ailton Oliveira dos Anjos ficou muito satisfeito quando viu os agentes em ação. “Isso é uma maravilha. Eu nunca tinha visto um serviço desses. Ajuda muito. Agora era bom que a população tivesse mais educação e não jogasse mais lixo no meio da rua”, observou.

Lena dos Santos, funcionária de uma oficina mecânica, também providenciou o descarte de objetos que não tinham mais serventia no estabelecimento. “Vieram avisar durante a semana e a gente separou o que queria jogar fora. É importante pra quem precisa descartar algum entulho. Foi muito bom porque são coisas que o caminhão que passa normalmente não pega”, afirmou.

O próximo bairro atendido será o Jabutiana.