×

Penedo

Caso Gamimbé: Promotor aposentado Silvio Menezes defende militares de Penedo

Promotor aposentado criticou a Ordem dos Advogados pela denúncia contra os militares de Penedo

O caso foi além das fronteiras de Penedo, após a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), criticar os militares do 11º BPM de Penedo, sobre uma carreata que eles teriam feito pelas ruas do município com preso o Gamimbé.

Vários os posicionamentos, uns contra o ato, outros favoráveis. O comando do BPM disse que a atitude foi normal, apenas colocaram o preso Leandro Júnior, 18 anos, na carroceria do veículo para o seu transporte até a delegacia. O caso ganhou o Brasil, e a Ordem comparou como uma atitude parecida com a das ‘volantes’, que desfilavam pelas cidades com as cabeças dos cangaceiros quando mortos em confrontos.

E nesta quinta-feira (11), no Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o promotor aposentado e empresário, Silvio Menezes, saiu em defesa dos militares de Penedo e criticou a posição da Comissão de Direitos Humanos (CDH) em denunciar o vídeo divulgado pelas redes sociais.

“Por 30 anos fui promotor em Penedo, sempre contra maus tratos, combate os excessos, cheguei a processar delegados por esta covardia. Depois de preso, o homem deve ficar no xadrez à disposição da Justiça. Porém, este homem em questão, com o seu grupo, tomou conta de uma área pobre, matou pessoas, a cidade ficou apavorada. A polícia não bateu em ninguém, prendeu a quadrilha perigosa e a conduziu para a delegacia. Só porque ele foi colocado na carroceria de uma caminhonete, a OAB que responsabilizar os policiais. Eles deviam vir aqui, conhecer o caso, o que ocorreu, para depois falar. A OAB para cumprir a sua obrigação devia vir a Penedo e visitar os parentes dos mortos. A OAB está sendo uma decepção e tenho coragem para dizer isso, porque tive atuação correta no combate ao crime e fui contra os maus tratos. Lanço aqui o meu protesto contra a Ordem”, desabafou Menezes.

Apoio do comércio

O sindicato do comércio local também divulgou uma nota em solidariedade aos militares de Penedo, em nome de todos os associados.

Íntegra

O Sindicato do Comercio Varejista de Penedo vem a publico hipotecar total apoio ao trabalho realizado pelo 11º Batalhão de Policia Militar no dia 27/11/2014, que culminou em um desmonte a uma quadrilha e consequentemente a prisão de vários delinquentes na cidade de Penedo.

A Corporação e seu Comandante, Major Joanilson Sampaio Júnior, estão de parabéns pela coragem na defesa intransigente da família e da sociedade penedense contra as drogas e o crime, preservando assim o principal direito dos cidadãos que é o direito a vida.

A ação da PM foi planejada e necessária. A comunidade local eram vítimas constantes da pressão dos delinquentes. A intervenção policial debelou e coibiu a ação desses meliantes.

Penedo, dezembro de 2014