A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai instalar um equipamento flutuante afastado da margem do rio São Francisco para captar água e injetar na estação de captação de Traipu, que está com dificuldade para obter água porque o nível do rio baixou muito ultimamente – a vazão, que há dois anos era de 1.300m³/s, hoje é de apenas 700m³/s.
A estação de captação de água de Traipu faz parte do sistema coletivo novo do Agreste, que abastece Arapiraca e vários outros municípios da região. A Casal está com dificuldade de abastecer esses locais, principalmente a parte alta de Arapiraca e os municípios de Coité do Nóia, Craíbas e Igaci, porque a estação de captação trabalha com a produção de água reduzida em 50%.
Segundo a Unidade de Negócio Agreste, da Casal, os trabalhos de adequação da estação e de instalação do flutuante devem ser concluídos nos próximos 30 dias. De acordo com os técnicos da área operacional da empresa, com a providência adotada, a captação normal de água deverá ser restabelecida, beneficiando todos os municípios do Agreste integrantes do sistema coletivo.