O Emissário Submarino de Maceió está recebendo um conjunto de obras que vai proporcionar melhorias na utilização e no funcionamento dos equipamentos e da estrutura física da unidade. De acordo com divulgação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), os serviços vão desde pintura até recuperação das tubulações aérea e submersa, estruturas que estão recebendo material de alta resistência para aumentar a proteção contra a corrosão.
As obras que começaram em maio e devem ser concluídas em outubro tem investimento orçado em R$ 300 mil, conforme informou o gerente de Esgotos, Antônio Santana. Ele disse que a área que está sendo recuperada é de 2.270m², incluindo 600m de tubulação totalmente em aço com diâmetro de 1.200mm.
Santana informou ainda que as tubulações externas do emissário passam por revisão a cada seis anos, a fim de atender as normas técnicas exigidas para esse tipo de construção. Ainda segundo o informe da companhia, a Casal realiza periodicamente serviços de manutenção, tanto nas partes aérea e submersa quanto na estrutura e nos equipamentos de coleta e tratamento dos efluentes.
O emissário foi construído para receber, tratar e dar destino final aos esgotos de Maceió, estrutura com capacidade para atender 100% da população, ou seja, 1 milhão de habitantes. Atualmente, trabalha com 30% da sua capacidade porque a cidade ainda não é totalmente saneada. Com as obras do PAC, esse índice deve subir para 40%.