Cinco caminhões são usados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para realizar a limpeza de coletores e de poços de visitas da rede coletora de esgoto, principalmente nos bairros da orla marítima de Maceió. O trabalho é rotineiro e pretende evitar que haja extravasamentos de esgoto.
De acordo com o engenheiro Antônio Santana, gerente de Macrocoleta e Tratamento de Esgoto da companhia, o extravasamento ocorre devido ao mau uso da rede coletora. “Muitas pessoas ainda depositam lixo, óleo e gordura na tubulação, principalmente restaurantes, bares e hotéis, onde há maior demanda e uso da cozinha, o que provoca obstruções na rede, impedindo, assim, o fluxo normal do esgoto”, explicou o engenheiro.
Por outro lado, alertou Santana, é preciso que os proprietários desses imóveis façam a readequação e a manutenção das caixas de gordura. “Em algumas situações, um imóvel que era residencial se tornou um restaurante, porém, o dono não teve a preocupação de readequar a caixa de gordura, e essa situação também colabora para que haja extravasamentos”, avaliou Santana.
“O principal benefício desse trabalho é o ambiental, pois assim evitamos que o esgoto chegue as nossas praias e polua o meio ambiente. A Casal está atenta a essa questão e empenhamos nossos esforços para que o serviço de coleta e tratamento de esgoto seja ampliado, conforme determinação do governador Renan Filho, que lançou recentemente o Programa Estadual de Esgotamento Sanitário, no qual a maior beneficiada será a cidade de Maceió”, observou o presidente da companhia, Clécio Falcão.
A Casal já realizou diversas ações educativas e de orientação para gerentes e proprietários de bares, restaurantes, hotéis e moradores de áreas que possuem rede de esgoto.
Mesmo assim, em caso de dúvidas ou necessidade de um especialista para orientar como readequar a caixa de gordura, o proprietário pode ligar para a Casal, pelo número 0800 082 0195. O mesmo número pode ser usado por qualquer pessoa para comunicar uma situação de extravasamento de esgoto.
O trabalho que vem sendo feito pela companhia com o uso dos caminhões se concentra principalmente nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Poço, Ponta da Terra e Centro e não tem prazo para ser finalizado.