Estação de captação de água fica localizada na Rocheira, em Penedo
Técnicos da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro), da Companhia de Saneamento de Alagoas – Casal, analisaram uma amostra da água captada em Penedo e, assim como já declarado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concluíram que ela está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano.
A análise do órgão mostra que mesmo após a infestação dos vermes aquáticos que apareceram no rio São Francisco, exatamente na região onde ocorre a captação para abastecimento da cidade de Penedo, a qualidade da água permanece dentro da normalidade.
A celeridade na análise e exatidão no laudo só foram possíveis porque a Casal adquiriu um equipamento chamado cromatógrafo de íons de dupla coluna, considerado o que há de mais moderno em tecnologia para análise da qualidade da água. O investimento no equipamento foi de quase R$ 150 mil.
Segundo a Drª Karla Paresque, profissional que possui bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, os animais encontrados no Velho Chico são poliquetas, parentes das minhocas terrestres, que não causam absolutamente nenhum mal aos seres humanos.
De acordo com o SAAE e a Casal, a população ribeirinha pode continuar consumindo a água tranquilamente pois os vermes em nada alteraram sua qualidade.
