Os moradores do município de Piaçabuçu têm vivido grandes problemas com o abastecimento de água que atualmente é feito pela Companhia de Saneamento de Alagoas – Casal. Sem dispor de uma estação de tratamento que condiz com a realidade da cidade, a água que jorra das torneiras de Piaçabuçu tem exposto toda a falta de respeito da Casal com a população.
Na última semana, preocupado com a situação da água de Piaçabuçu, o prefeito Dalmo Santana Júnior, esteve no escritório da empresa, em Maceió, para mais uma vez relatar a situação e obter uma solução para o problema. A informação da Casal é a de que a água tem seguido o tratamento padrão e não oferece riscos a população, no entanto, a cor da água e as impurezas que se juntam em qualquer recipiente em que o líquido é colocado em repouso, mostra a falta de respeito e de zelo no tratamento da água.
A Casal é responsável pelo tratamento e abastecimento de água na maioria dos municípios alagoanos, mas, o péssimo serviço prestado pela empresa pode levar a quebra de convênio e diversas cidades passarem a ter outra empresa no gerenciamento do serviço. Exemplo de bom funcionamento do serviço de saneamento, tratamento e distribuição de água pode ser notado em Penedo que mantém uma autarquia municipal, o Serviço Autonomo de Água e Esgoto – SAAE, gerenciando o serviço que funciona a contento de toda população.
Na última semana o Governador Teotônio Vilela Filho, esteve em Penedo para lançar o projeto VIVA VIDA, que visa reduzir a mortalidade infantil em 10% até 2010. Para alguns moradores da cidade o lançamento de um projeto que tem o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, não obterá êxito enquanto problemas como este que hoje vive Piaçabuçu, estivem ameaçando a saúde de toda a população.