×

Alagoas

Casal e CAB mostram evolução de PPP aos prefeitos do Agreste

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste apresentaram nesta segunda-feira (20) aos prefeitos dos municípios integrantes do sistema coletivo da região detalhes da parceria público-privada (PPP) e dos projetos e obras de construção do novo sistema adutor do Agreste, que está sendo construído com base nesse novo modelo de contrato. As informações foram prestadas em reunião realizada na Gerência de Suprimentos da Casal, na Pajuçara, com a presença de diretores e gestores da Casal e da CAB, bem como de prefeitos, vice-prefeitos e assessores municipais.

Ao abrir a reunião, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, deu as boas-vindas aos prefeitos e disse da sua satisfação em falar da PPP, que considera “um passo importante para consolidação da implantação de um modelo diferente de gestão na Companhia”. Ele falou da origem do projeto e dos procedimentos que dão segurança jurídica, técnica e operacional ao empreendimento. Em seguida, passou a palavra ao diretor da CAB Ambiental, empresa do Grupo Galvão, Antônio Dallalana, que fez uma apresentação mostrando a trajetória da PPP, os desafios, o andamento das obras do novo sistema adutor e o foco do projeto que, segundo ele, é o bem-estar e saúde para a população alagoana.

Dallalana mostrou também material em 3D sobre o projeto e fotos da evolução da obra que, na sua previsão, deve ser concluída até junho de 2014. A adutora, que tem 57km de extensão – do rio São Francisco (município de Traipu) a Arapiraca -, está em fase de implantação e soldagem de tubos. O sistema vai produzir 1.500m³/h de água, sendo 1.000m³ diretamente para a cidade de Arapiraca e 500m³/h (água bruta) para a Mineração Vale Verde (MVV).

Esse volume de água, juntado-se à produção do sistema atual, passará a ser de 3.000m³/h, o suficiente para dar segurança ao abastecimento de Arapiraca e dos outros nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste pelos próximos 30 anos. Depois da apresentação, o presidente da Casal e o diretor da CAB responderam aos questionamentos e agradeceram a presença dos prefeitos, que demonstraram confiança no trabalho das duas empresas.