×

Alagoas

Casal concorre a Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento

Depois de superar as crises financeiras e voltar a investir recursos próprios na melhoria e expansão da rede de saneamento no Estado, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comemora agora um feito inédito. Pela primeira vez, a empresa é candidata ao Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), que estimula e reconhece as organizações que se destacam pelas boas práticas de gestão em saneamento ambiental no Brasil.

Sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o PNQS existe desde 1997 e, na região Nordeste, premiou apenas empresas dos estados do Ceará e da Bahia, após uma rígida avaliação em todos os respectivos sistemas de gestão. Em 2010, a Casal concorre em duas modalidades, de acordo com o vice-presidente de Gestão Operacional da empresa, Álvaro Menezes.

Segundo ele, como é a primeira vez que a Casal concorre, foram inscritos dois ‘cases’ na categoria inicial do prêmio, relacionados às unidades Leste – que atende à área litorânea e da Zona da Mata – e Agreste – de Arapiraca. Já na categoria denominada Inovação em Gestão do Saneamento, a companhia alagoana inscreveu cinco trabalhos, incluindo um projeto de educação sanitária e ambiental.

“Ser certificado com este prêmio significa reconhecimento internacional, até porque teremos a oportunidade de fazer um intercâmbio com as melhores empresas do setor no mundo”, avalia Álvaro Menezes.

Ele também atribui à recuperação financeira da Casal a possibilidade de concorrer ao PNQS. “Depois de cerca de dez anos ‘no vermelho’, com dívidas que chegaram a quase R$ 700 milhões, a empresa finalmente conseguiu se recuperar e volta a investir recursos próprios em obras de melhorias e expansão da rede de saneamento em Alagoas”, diz Menezes, que também é diretor Nordeste da Abes.

Durante o mês de setembro, auditores do PNQS estarão em Alagoas realizando coleta de dados na Casal e analisando os trabalhos inscritos no Prêmio. O resultado final será divulgado em cerimônia de gala, a ser realizado no próximo mês de novembro.

Além de investir na Casal, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), executa obras de saneamento em todo o Estado, dobrando o índice de cobertura de 15% para 30%. Só em Maceió, este índice está passando de 24% para 48%. Os investimentos no setor em Alagoas somam mais de R$ 1 bilhão, incluindo a ampliação da rede de abastecimento de água.

O PNQS

Com o apoio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano – Sedu, o Comitê Nacional da Qualidade Abes – CNQA lançou, no dia 23 de maio de 1997, a 1ª Edição do Prêmio Abes da Qualidade. A missão do PNQS é estimular a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais, por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população.