×

Brasil/Mundo

Casa limpa e em ordem ajuda na proteção contra a Covid

A necessidade de isolamento social transformou a rotina da maioria das pessoas ao redor do mundo. O modo de se relacionar com os indivíduos, o trabalho e principalmente com a casa mudou. Ao ficar no mesmo ambiente por muito tempo, novas necessidades surgiram. As famílias tiveram que readequar os espaços para que essa experiência se tornasse confortável e também segura.

Quem utilizava a casa apenas como dormitório se viu encurralado e diante de uma enorme necessidade de mudança. Seja para ter um ambiente de trabalho adequado, ou uma mesa confortável para as refeições, ou ainda uma janela maior para conseguir aproveitar a luz do sol, cada centímetro da casa se tornou extremamente importante.

Prova disso é o aumento da procura por imóveis maiores, com quintal e varanda. Esse desejo, ou necessidade, impactou sensivelmente o mercado de imóveis, tanto para compra como para aluguel. Os preços aumentaram e mesmo assim, as pessoas preferem gastar mais e ter mais espaço, liberdade e contato com a natureza.

Juliana Perin, designer de interiores e consultora do SweetestHome, avalia o atual cenário como próspero também para a área de decoração. “Muitas pessoas, por não conseguirem ou não poderem mudar de imóvel, estão investindo na redecoração, estão descobrindo o poder de pequenas mudanças, como uma nova pintura, um novo móvel e uma nova decoração”, afirma.

Mas, atualmente, uma casa confortável deve ser também uma casa segura, limpa e arejada, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Para isso, é necessário adotar alguns hábitos de higienização e organização. Desde que a pandemia começou o álcool em gel ganhou popularidade e foi noticiado como o grande agente de limpeza. Ele realmente é o mais indicado para as mãos, mas ele pode ser substituído por outros produtos para manter os ambientes e objetos livres do vírus.

Segundo orientações de infectologistas e profissionais do ramo, uma limpeza pesada, que abrange todos os cômodos, normalmente deve ser realizada de uma vez por semana. Nessa limpeza deve-se focar em trocar roupas de cama, toalhas e panos de prato. É fundamental abrir bem a casa e deixar o ar circular. Sapatos utilizados na rua devem ganhar um espaço separado, de preferência ao lado da porta.

O lixo deve ser retirado diariamente e é recomendado manter as pias do banheiro e cozinha sempre secos. Para desinfetar os ambientes o Ministério da Saúde recomenda o uso de água sanitária. Basta misturar uma parte do produto para cada nove partes de água e utilizar a solução para desinfetar as superfícies, como maçanetas, corrimões, teclados, entre outros, que podem ser limpos com panos umedecidos com a mistura.

Neste período é indicado que todas as limpezas sejam feitas utilizando luvas para evitar o contato com o produto e também com o vírus.

Além disso, recomenda-se que a casa seja organizada diariamente. Reservar um espaço para roupas e calçados usados, guardar a roupa assim que lavadas e evitar o acúmulo de pó, também é fundamental.