Com o objetivo de mostrar a comunidade em geral à importância que o município de Penedo teve para a formação da Justiça, a Fundação Casa do Penedo abre suas portas para a exposição “300 anos da implantação da Justiça no estado de Alagoas”. A exposição do rico acervo se encontra aberta no horário comercial, ou seja, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
O curador dos documentos históricos da Justiça de Alagoas, o Dr. Claudemiro Avelino de Souza, em recente entrevista concedida ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), declarou que o material exposto é fruto de longos anos de pesquisa e dedicação e mostram importantes fatos que marcaram os séculos XVII, XVIII e XIX.
O magistrado, que também é formado em História pela Universidade Federal de Alagoas, contou ainda que a comarca de Penedo sempre foi uma das mais importantes do estado, porque abrangia o Sertão de Alagoas e até algumas cidades de Sergipe.
A exposição conta com dezenas de documentos históricos restaurados ou copiados durante pesquisa realizada nos arquivos do Fórum do município ribeirinho, além de brasões, pinturas e selos que tornam a visita à exposição ainda mais atrativa fazendo com isso que as pessoas conheçam o judiciário de Alagoas e principalmente os passos da justiça na cidade de Penedo.