×

Cultura

Casa de Rui Barbosa promove seminário de sociologia francesa

Viés maussiano se aplica às várias disciplinas sociais

Nesta semana, nos dias 6 e 7 de abril, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promoverá o seminário internacional “Dádiva, Cultura e Sociedade”. O evento, que será realizado no auditório da instituição, reunirá intelectuais brasileiros e estrangeiros que se inspiram na teoria social do antropólogo e etnólogo francês Marcel Mauss (1872-1950).

Com participação gratuita, a realização do seminário é uma iniciativa institucional da Fundação Oswaldo Cruz, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Universidade Federal de Pernambuco e da Revista Realis. Serão concedidos certificados aos participantes.
De acordo com a Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento será um espaço privilegiado para expor reflexões nas quais a dádiva é um fenômeno que permite explicar, ou ao menos compreender, a circulação dos vários bens – políticos e econômicos, inclusive.

Como teoria transdisciplinar, o viés maussiano se aplica às várias disciplinas sociais, humanas e afins, propiciando uma crítica da sociedade moderna cujas alternativas contemplem e priorizem o amplo exercício dos direitos culturais. De acordo com essa teoria do autor, a troca exercida por doações, recebimentos e retribuições sucessivas é fundamental à sociabilidade, conferindo-lhe uma identidade cultural inerente ao vínculo social.

A conferência de abertura do seminário será ministrada por Philippe Chanial, doutor em Ciências Políticas, professor da Universidade de Caen, em Normandie, na França, e também secretário da Revuedu MAUSS (Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais).