Muitas das fotografias mostram um Rio de Janeiro que não existe mais
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, inaugura nesta terça-feira, 27, a exposição “Visões do Rio Antigo”, no Rio de Janeiro. Organizada pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB, a exposição faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e mostra a cidade a partir de fotografias e cartões postais do arquivo de Rui Barbosa e das coleções Lucia Sanson e Milton Teixeira.
Foram selecionados documentos do fim século XIX e do início do século XX que registram as paisagens da cidade, sua organização espacial, seus bairros, o modo de vida e o cotidiano dos habitantes no período. Muitas das fotografias mostram um Rio de Janeiro que não existe mais, como a Avenida Central que é a atual Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro onde circulam milhares de pessoas todos os dias.
A mostra estará na Sala Constituição (biblioteca) do Museu Casa de Rui Barbosa até o dia 10 de janeiro de 2016. O acervo pode ser conferido de 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h e toda última terça-feira do mês até às 20h. A entrada custa R$2,00 (menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso) e é franca aos domingos. O Museu fica na rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro.
