Para os religiosos que administram a Casa de Ranquines, em Penedo, a doação chega no momento certo
A Casa de Ranquines, fraternidade religiosa que atende a moradores de rua, em Penedo, recebeu nesta quinta-feira, 17 de dezembro, aproximadamente quatro toneladas de alimentos doados pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).
Entre os alimentos recebidos pela instituição, que no município ribeirinho fica sediada no antigo Seminário, têm itens produzidos pela agricultura familiar, como abóbora, banana, coco, melancia e abacaxi, por exemplo.
De acordo com o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, a doação conta com o apoio de 56 agricultores familiares e acontece por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contemplando instituições de quatro regiões com a distribuição de mais de dez itens.
“O PAA é uma importante política de valorização da agricultura familiar, de segurança alimentar, geração de renda e dinamização da economia”, salienta Adalberon Sá, enfatizando que para viabilização do programa foram investidos R$ 9,8 milhões por meio de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e o Governo de Alagoas [via Emater].
Para os religiosos que administram a Casa de Ranquines, em Penedo, a doação chega no momento certo, pois com a pandemia o número de pessoas contempladas com as ações desenvolvidas pela instituição aumentou consideravelmente.
Vale ressaltar ainda que o local onde a fraternidade religiosa atua foi parcialmente destruído por um incêndio no mês de julho, quase que provocando a interrupção do projeto. Graças ao apoio da comunidade, o espaço começou a ser recuperado, bem como parte do que foi destruído, possibilitando assim a continuidade do trabalho voltado a moradores de rua.
