×

Política

Cartório eleitoral recebe pedido para mudança de locais de votação

Presidente de associação de moradores entrega abaixo-assinado

O cartório eleitoral de Penedo recebeu um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas de moradores da zona rural que pedem o retorno das urnas para as comunidades onde residem. O pedido foi entregue nesta terça-feira, 19, por José Cruz dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Povoado Pescoço.

De acordo com o representante da comunidade, a lista representa ainda pessoas que residem nos povoados Palmeira Alta, Imbira, Espigão e Prosperidade. “Os presidentes das associações dessas comunidades autorizaram que eu fizesse a entrega da solicitação à justiça eleitoral em nome de todo mundo”, ressaltou Zé Cruz, como é conhecido. A entrega do documento tem o apoio de nove partidos políticos com representação em Penedo, agremiações que deram entrada na mesma solicitação em 18 de maio.

Partidos apoiam retorno

Na oportunidade, representantes do PMDB, PTB, PDT, PMN, PT, PR, PSC, PHS e PSL reuniram-se com o juiz eleitoral Claudemiro Avelino de Souza para explicar os motivos da reivindicação. A proposta visa garantir maior comodidade ao eleitor que reside na zona rural, diminuir custos para a justiça eleitoral, coibir a transferência de título eleitoral para municípios vizinhos e ainda evitar irregularidades durante as eleições.

A sugestão encaminhada à justiça eleitoral propõe o funcionamento de locais de votação nos povoados Ponta Mofina, Palmeira Alta, Marituba do Peixe e Tabuleiro dos Negros, os mais populosos de Penedo e pólos das comunidades de menor porte. As urnas seriam instaladas em prédios públicos estruturados para atender as necessidades dos dias de votação, com eleitores dos povoados com menor número de habitantes levados até os locais de votação em ônibus disponibilizados pela justiça eleitoral.

Cobertura de toda zona rural

“Dessa forma, nós praticamente cobrimos toda a zona rural de Penedo porque esses povoados podem concentrar os locais de votação”, destacou o empresário Ronaldo Lopes, presidente do diretório municipal do PMDB, durante o encontro com o magistrado.

Além de aproximar o eleitor da urna, a proposta pode evitar irregularidades no transporte das pessoas, como circulação de ônibus sem credencial da justiça eleitoral, com identificação diferente da oficial, troca de veículo sem prévia comunicação às coligações, favorecimento de candidatos, dentre outras. O juiz Claudemiro Avelino se comprometeu em analisar a reivindicação que teve processo de autorização iniciado pelo magistrado que antecedeu o atual juiz eleitoral.