O cartório eleitoral de Penedo, responsável pela 13ª zona, aumentou o número de fichas distribuídas diariamente para ordenar a realização do cadastramento biométrico. A quantidade passou de 60 para 74 nesta segunda-feira, 18, crescimento decorrente do aprendizado dos universitários do curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho (FRM) selecionados para colaborar com o trabalho.
De acordo com o juiz eleitoral da 13ª zona, Claudemiro Avelino de Souza, a meta é atender 120 pessoas por dia durante o período de atualização obrigatória do cadastro de cada um dos 39.100 eleitores inscritos em Penedo. Oito equipamentos informatizados para registro das impressões digitais e da fotografia das pessoas foram instalados na sede do cartório situado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, nº 74, bairro Santa Luzia, próximo da sede da Codevasf.
O cadastramento biométrico começou no dia 05 de julho e prossegue até 15 de dezembro, conforme calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral em Alagoas. Diferente de Maceió, não é preciso esperar o mês de nascimento do interessado para se cadastrar em Penedo, basta comparecer ao cartório com o título de eleitor, documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atual. Idosos, gestantes e portadores de deficiência tem prioridade no atendimento.
Os eleitores que não votaram e não justificaram nas últimas eleições deverão apresentar ainda o comprovante de quitação de multa eleitoral. Já os agricultores e pescadores, além dos documentos mencionados, deverão apresentar ainda um documento de comprovação da profissão. O eleitor que não fizer a atualização de seu cadastro terá o título eleitoral cancelado.