Representantes do setor de Cidadania nas Escolas da Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) distribuíram, nesta quinta (13), mais uma série de exemplares da cartilha Cidadania em Ação, produzida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e direcionada para as escolas públicas da rede estadual. Desta vez, a unidade de ensino contemplada com o material foi a Escola Estadual Professora Maria Rita de Lyra Almeida, localizada no bairro do Trapiche.
Iniciado há pouco menos de um mês, o trabalho de divulgação da cartilha nas escolas da rede deve se estender por todo o estado. Até o final de fevereiro, 12 escolas devem receber a visita de técnicos das secretarias para a apresentação da publicação nas salas de aula. A escola Professora Maria Rita de Lyra Almeida é a quinta unidade a receber o material, que tem uma tiragem de 70 mil exemplares.
Segundo a administradora e técnica do setor de Cidadania nas Escolas da Seas, Seyne Mendonça, a necessidade da produção da cartilha partiu do diálogo com as unidades de ensino.
“Nosso trabalho é escutar as escolas e atender às suas necessidades e carências. Diagnosticamos que era necessário o fortalecimento das noções de cidadania nos estudantes da rede pública e investimos nesse trabalho”, explicou.
De acordo com Seyne, a cartilha traz uma visão geral do que é cidadania, de forma didática e com uma linguagem acessível. Entre os conteúdos abordados estão noções de direitos, deveres, inclusão social, documentações e telefones de entidades que o cidadão pode recorrer em caso de violação de direitos.
A equipe de divulgação também é composta pelos administradores Ângela Nobre e Leonardo Mota, além do economista Cláudio Jorge e a psicóloga Rita Maurício, todos da Seas.
