A terceira etapa da fase final do Projeto Carroceiro legal, implantado pela diretoria de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) de Maceió desde 2008, foi realizada ontem na Associação dos Moradores do Vale do Reginaldo. O projeto visa melhorar as condições de trabalho e de vida dos carroceiros e de seus animais, em cumprimento ao que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 24, que delega essas tarefas aos órgãos municipais de trânsito.
Na etapa de hoje, mais de 200 carroceiros dos bairros do Poço, Jacintinho, Faro, Reginaldo e adjacências, cadastradas em etapas anteriores. Nas carroças foram colocadas placas de sinalização, fixados selos refletivos de segurança para o período noturno, garantindo uma maior visibilidade no trânsito, enquanto que os carroceiros receberam a carteira da identificação do condutor. Ontem, também, foram ministradas palestras sobre leis de trânsito, tratamento de animal e outros temas, proporcionando uma maior capacitação a essas pessoas. Os animais foram vacinados contra raiva por veterinários do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aconteceu também uma etapa de vacinação contra tétano, hepatite e H1N1, tarefa de competência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Caroline Machado, diretora de Educação do Trânsito da Smtt, afirmou que a etapa de ontem foi um sucesso, já que os carroceiros compareceram em grande número em atendimento à convocação e pela importância desse projeto para o trabalho que cada um desenvolve na cidade. Ela acrescentou ainda que a Smtt continua desenvolvendo outras ações, como a “Campanha da Cadeirinha”, conscientizando os condutores de veículos sobre a obrigatoriedade do uso desse equipamento para o transporte de crianças nos veículos e ministrando cursos. “Outras ações estão em fase de planejamento”, ressaltou Caroline Machado.
Para o superintendente do órgão, coronel Jorge Coutinho, com essa ação, o conjunto carroça/carroceiro aprende a se deslocar no trânsito sem provocar e sem se envolver em acidentes
O Projeto Carroceiro Legal é pioneiro no Nordeste e são parceiros nessas ações o Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), Universidade Federal de Alagoas, Neafa, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), associações de moradores e entidades representativas dos carroceiros.