Com o objetivo de garantir o acesso do maior número de mulheres aos exames preventivos dos cânceres de mama e de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Distritos Sanitários, estenderá a permanência da Carreta de Saúde da Mulher no bairro Santa Lúcia até o dia 23 de maio. Felizmente, no local a demanda registrada vem superando a oferta diária de 80 a 100 exames realizados.
De acordo com a coordenadora dos Distritos Sanitários, Flávia Melro, a grande demanda é vista com bons olhos pela SMS. “A procura pelos exames superou todas as previsões que tínhamos para a localidade, por isso, não hesitamos em adiar a transferência desta unidade móvel para o próximo bairro a ser contemplado com os serviços. Só temos a ganhar, considerando que ao atender a esse chamamento, a população feminina cuida melhor da sua saúde”, disse ela.
Lançada em janeiro deste ano, a Carreta da Mulher já realizou mais de quatro mil exames preventivos de ultrassonografias (pélvica e de mamas) e mamografia. O investimento já garantiu que 2,5% das mulheres que foram atendidas e tiveram alguma suspeita de câncer detectada fossem, imediatamente, para tratamento e procedimento cirúrgico necessários.
A unidade móvel, atualmente instalada no bairro da Santa Lúcia – ao lado da Escola Municipal Jayme Miranda – já esteve na Praça Pingo D´Água, no Vergel do Lago e na Praça Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes. Já a partir do dia 26, a Carreta da Mulher será instalada no Graciliano Ramos, disponibilizando o mesmo atendimento para as mulheres daquela localidade, onde deverá ficar por cerca de três semanas. “A carreta ficará em Maceió por três anos e percorrerá as localidades dos oito distritos sanitários da capital”, reforçou a coordenadora.
Por conta da proximidade com o complexo penitenciário, a SMS disponibilizará, provavelmente na última semana de permanência no Graciliano Ramos, os serviços as reeducandas do Presídio Santa Luzia. A ação repete a iniciativa realizada em abril em parceria com o Programa Consultório de Rua da SMS, no Benedito Bentes, que beneficiou 82 mulheres em situação de rua.
