×

Maceió

Carreta da Mulher fica na Praça Pingo D´Água até de 14

Com o objetivo de promover o acesso à rede de serviços para a detecção e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo de útero, a “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, projeto da Prefeitura de Maceió em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atingiu, em seu primeiro mês de funcionamento, a marca de mais 900 exames realizados, entre eles a mamografia e ultrassonografia (mama e endovaginal).

A Carreta da Mulher está desde o dia 14 de janeiro de 2014 na Praça Pingo D’Água, localizada no Trapiche, área do 2º Distrito Sanitário, e fica lá por mais uma semana, até o próximo dia 14, quando segue para seu segundo destino, funcionando a partir do dia 17 de fevereiro, no Conjunto Benedito Bentes, em frente ao terminal de ônibus. A ação beneficiará as mulheres do 6º Distrito Sanitário que abrange os Conjuntos Carminha, Frei Damião, Moacir Andrade, Selma Bandeira, Freitas Neto e Henrique Equelman.

Resultados

A Coordenação Geral dos Distritos Sanitários comemora os bons resultados da ação. Segundo a coordenadora, Flávia Melro, todos os envolvidos no projeto se mostram muito satisfeitos com o trabalho realizado. “O objetivo da carreta móvel é encurtar distâncias, promover o acesso mais rápido a exames e aos diagnósticos dessas doenças que atingem um grande número de mulheres e que se descobertas logo tem maiores chances de tratamento e cura”, afirma Flávia Melro.

Para realizar os exames na Carreta da Mulher é necessário fazer um cadastro prévio na unidade de Saúde mais próxima da residência da paciente, que deve apresentar o cartão do SUS, CPF, dados pessoais e comprovante de residência. Após esse cadastro, a mulher deve passar por uma consulta médica, onde será emitido um encaminhamento para o exame, que será apresentado pela paciente no dia do exame na carreta. O resultado da ultrassonografia é entregue na hora, já a mamografia fica pronta em três dias.

Durante três anos, a unidade móvel vai percorrer os bairros de Maceió, levando os serviços às mulheres. A meta é realizar 100 exames diários.