A previsão para o Carnaval é de tempo bom para a economia do turismo em Maceió. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), a expectativa é de 87% de ocupação, mas alguns hotéis, a exemplo do Jatiúca, já estão com 100% de ocupação. Os visitantes que escolheram a capital alagoana vão contar com uma gama de atrativos turísticos, como passeio de jangada, a culinária típica, caminhadas na orla ou passeios pelos litorais norte e sul de Alagoas.
O presidente da ABIH/AL, Maurinho Vasconcelos, informou que em 2014, a ocupação foi de 83%. “Comparando com o ano passado, crescemos em quatro pontos. Este resultado é fruto de um trabalho contínuo do trade turístico, em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado, em promover os destinos turísticos de Maceió e de Alagoas nos principais mercado”, disse o presidente da entidade.
Para o secretário Municipal de Promoção de Turismo (Semptur), Jair Galvão, o destino Maceió é consolidado no segmento de sol e praia e tradicionalmente, o período de Carnaval é mais um atrativo turístico.
“Os dados da ABIH, de ocupação em torno de 87%, são bons. Os turistas vão aquecer a economia com compras do artesanato, passeios, restaurantes e diárias em hotéis, ou seja, a nossa indústria do turismo, que gera emprego e renda, será incrementada na festa de momo”, salientou o secretário Jair Galvão.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Carlos Gatto, destacou que com a alta do dólar, o setor trabalha para vender os destinos nacionais. “Viajar para o Brasil está mais econômico do que ir para o exterior. Maceió é destino competitivo “. Ainda na opinião de Carlos Gatto, as prévias carnavalesca também incrementaram o turismo de fevereiro.
O Jatiúca Resorts já esta com a casa lotada para o período. Segundo o diretor do hotel, Claudio Cordeiro, do verão ao Carnaval, cerca de 60 profissionais foram contratados temporariamente . “Dos 100% dos meus hóspedes, 60% são nordestinos e 30% são paulistas”, informou o diretor Claudio Cordeiro, acrescentando que além dos atrativos turísticos da cidade, os dois restaurantes do Jatiúca estarão abertos ao público e hóspedes.
Os hotéis Vistamar Hotel e Verde Mar Hotel, na categoria econômica, também estão com 100% de ocupação. Segundo o diretor dos dois empreendimentos, Marcelo Marques, 40% dos hóspedes são do Nordeste. Já o gerente Fabio Kazuo, do Radisson Maceió, disse que para o Carnaval a ocupação está ótima. “A maioria das vendas foi do próprio Nordeste. Recebemos muitos hóspedes de Recife, Aracaju, Salvador e outros destinos próximos que vêm para Maceió curtir toda a tranquilidade e as belezas da nossa terra”, esclareceu Kazuo.
