Milhares de pessoas participaram da abertura do Reinado de Momo na cidade
O carnaval em Penedo foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira, 17 de fevereiro, com a Lavagem do Beco e da escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Milhares de pessoas participaram da festa que contou ainda com o desfile de blocos tradicionais e alternativos, a exemplo do Sindsfolia e do Comerciário que ao som de muito frevo arrastaram uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade.
Os blocos que desfilaram na abertura do Reinado de Momo penedense saíram às ruas com muita alegria e abrilhantaram ainda mais o evento que há décadas marca o tímido carnaval da cidade ribeirinha. Participaram ainda da noite festiva, o Coletivo Afrocaeté e o Maracatu Baque Alagoano, que fez a sintonia de cultura e tradição em sua passagem pela Rua Barão do Rio Branco, antigo Rosário Estreito.
A Lavagem do Beco e da escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi acompanhada e aplaudida por milhares de pessoas que atentas observaram o ritual das baianas feito no beco situado entre as Ruas João Pessoa e Barão do Rio Branco e nas escadarias da ‘Igreja dos Pretos’.
A exibição de um réplica do navio Comendador Peixoto feita pelo bloco dos Servidores Públicos Municipais de Penedo, o Sindsfolia, também chamou a atenção dos foliões que puderam conhecer um pouco mais do transporte que hoje encontra-se naufragado nas águas do Rio São Francisco.
A festa no “Rosário Estreito” teve ser interrompida devido a uma queda de energia no local, frustrando os foliões que tiveram de retornar para suas casas antes do horário previsto. Não houve registros de violência no local da festa.
