Espaço foi interditado em maio de 2013 pelo 6º Grupamento de Corpo de Bombeiros
Funcionários e estudantes da Escola Estadual Professora Ruth Mendonça, o Caic de Penedo, tomaram um grande susto na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, com o desabamento de parte da estrutura do ginásio da unidade de ensino, carente de reforma há muito tempo.
Interditado desde maio de 2013 pelo 6º Grupamento de Corpo de Bombeiros, o ginásio apresentava sinais evidentes de que não resistiria por muito tempo. A última reforma na unidade de ensino foi feita há quase 25 anos.
Na época da interdição do ginásio, o diretor da escola, professor Carlos Ezequiel Costa Nunes, fez um relatório e encaminhou para o Governo de Alagoas detalhando todos os problemas da instituição e cobrando uma posição da Secretaria Estadual de Educação, mas nenhuma atitude foi tomada para preservar o local.
“A cobertura da quadra esportiva está totalmente deteriorada e apresenta evidentes sinais de desabamento. Suas bases estão comprometidas pela ferrugem e já não oferecem nenhuma resistência à ação de vendavais mais violento. Por ocasião de chuvas, notamos que há inúmeras infiltrações pelo telhado, agravando ainda mais a corrosão de suas estruturas. A instalação elétrica está danificada e o contato com a água proveniente das infiltrações ocasiona pequenos curtos que podem provocar descargas elétricas, visto que toda a estrutura do ginásio é metálica”, declarou o diretor em um trecho do relatório.
Por sorte, o desabamento não deixou ninguém ferido.
Ginásio Padre Manoel Vieira
O ginásio do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto também passa pelo mesmo problema. No entanto, durante discurso em um evento político realizado em Penedo no último sábado, 20 de agosto, o governador Renan Filho disse que em setembro a obra no ginásio será retomada e que em breve o local voltará a sediar grandes eventos esportivos como outrora.
