Entre os dias 24 e 28 de agosto, Maceió recebe a temporada 2010 do maior projeto cultural do Brasil incentivado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Monobloco encerra as atividades da semana cultural com grande show no dia 28.
O Eu Faço Cultura prova há mais de três anos que por meio da união e mobilização é possível espalhar arte e cultura pelo Brasil. O maior projeto cultural incentivado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física voltou a percorrer o país desde março e será realizado mais uma vez em Maceió.
A capital alagoana recebe as atividades do EFC entre os próximos dias 24 e 28 de agosto. A semana cultural oferecerá, gratuitamente, para a comunidade uma oficina de percussão e de confecção de instrumentos com material reciclável. Monobloco encerra a semana de atividades culturais com um grande show, no dia 28 de agosto.
Após três anos de sucesso consecutivos (2007, 2008 e 2009), o Eu Faço Cultura voltou este ano a circular pelo Brasil com o slogan “Um espetáculo de cultura e sustentabilidade”. Por onde passa, a iniciativa promove oficinas gratuitas, ações de responsabilidade ambiental e shows com grandes artistas. Os músicos convidados fazem os shows de encerramento das atividades culturais do Eu Faço Cultura em cada uma das 36 cidades contempladas.
A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) incentivou a execução do quarto ano do projeto. Oficina de percussão – Para a população de Maceió será oferecida, gratuitamente, uma oficina de percussão e de confecção de instrumentos com sucata, que será ministrada por Pedro Almeida. A oficina vai abordar, nos dois primeiros dias (24 e 25), ritmos como samba, choro, baião, afoxé e até batidas funk. No terceiro dia (26/8), os alunos aprenderão a confeccionar instrumentos a partir de sucatas e outros tipos de materiais recicláveis como garrafas pet e latas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 23 de agosto ou no dia 24 no local de realização da oficina, se houver vagas. Após as aulas, 10 alunos da oficina de música farão uma apresentação especial com o grupo Marambaia, que abre o show do Monobloco, dia 28 de agosto.
Pela primeira vez, o Eu Faço Cultura encampa ações sociais e vai receber alimentos que serão doados para o Lar São Domingos. Aqueles que quiserem contribuir poderão entregar alimentos não perecíveis na entrada do show de encerramento. Outra inovação do EFC 2010 são as ações ambientais. Uma cooperativa de catadores vai separar, para reciclagem, o lixo produzido no show por categoria. Os artistas também serão convidados a realizar o plantio de uma muda de árvore para simbolizar a neutralização das emissões de carbono geradas pelo projeto.
O Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), mobilizou, nos três primeiros anos, milhares de empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, são, há quatro anos, um dos maiores incentivadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido ao projeto por meio da Lei Rouanet (8313/1991). A união dos empregados da CAIXA mobilizou para 2010 mais de 10 mil empregados da Caixa que, juntos, arrecadaram mais de R$ 2,5 milhões que estão sendo investidos na execução do projeto ao longo deste ano.
O grande volume de participação de pessoas físicas no Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA motivou o apoio da empresa parceira CAIXA SEGUROS, que também utilizando a Lei Rouanet, tornou-se incentivadora do Eu Faço Cultura como pessoa jurídica.
O grupo Monobloco apresenta dia 28 de agosto, no Pierre Chalita, o show que comemora e encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura em Maceió. Na abertura, apresentação do grupo Marambaia e de dez alunos da oficina de música.
