O Ministério da Cultura chegará ao município de Delmiro Gouveia, no próximo dia 09 de outubro, com a Caravana da Cidadania Cultural. A proposta faz parte das ações dos programas Mais Cultura e Cultura Viva e tem como meta fortalecer a memória, a história, a identidade e a diversidade cultural das diferentes regiões do país. A Caravana já passou por São Francisco do Conde, na Bahia e Currais Novos, no Rio Grande do Norte.
A Caravana da Cidadania Cultural também pretende estreitar os elos entre o poder público nas instâncias estadual e municipal, grupos culturais, instituições de ensino e pesquisa, e Pontos de Cultura. Para atender as demandas da região, seis Secretarias e órgãos vinculados do Ministério vão se transferir para Delmiro Gouveia, interiorizando as ações e recebendo os pleitos de artistas e gestores de todo o Estado.
Em cada uma das edições do projeto serão realizadas apresentações de grupos locais e nacionais, palestras e exposições. Na Caravana também ocorrerão audiências públicas para o Ministro Juca Ferreira e sua equipe ouvir cada uma das demandas locais, apresentadas por gestores e artistas. No Recôncavo baiano, entre outras ações que beneficiaram a cultura da região os prefeitos criaram um consórcio para fortalecer seus pleitos e, em Currais Novos, bonequeiros e músicos conseguiram o compromisso do Ministério e do Governo Estadual para o incentivo de suas atividades.
A Caravana da Cidadania Cultural está marcando a história como um dos maiores eventos itinerantes já realizados no País a partir da construção de parcerias, sensibilização de gestores públicos, realização de atividades culturais e educativas e mobilização de artistas. “Esse é um movimento fundamental de democratização do acesso aos incentivos culturais, estamos chegando junto aos artistas de diferentes recantos do país. Eu não acredito em política de gabinete, não subestimo o planejamento, mas não o burocrático, é preciso vislumbrar as potencialidades e fazê-las aflorar.” Ressaltou o Ministro da Cultura Juca Ferreira, que já confirmou presença na Caravana de Delmiro Gouveia.
Serão percorridas 18 cidades de 10 Estados do País. As localidades foram previamente selecionadas e receberão, ainda, visitas de técnicos para a elaboração de um levantamento sociocultural com vistas a fortalecer as manifestações artísticas locais, assim como a catalogação de dados culturais para o desenvolvimento de políticas públicas para a área.
Microprojetos – O Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo DA AÇÃO é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.
Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB. Os projetos podem ser enviados até o próximo dia 9 de setembro.
O edital com demais detalhes está disponível no site do Ministério da Cultura no link Editais e Premiações, e na página eletrônica mais.cultura.gov.br.
