Responsável pelo atendimento de cerca de 170 crianças, a unidade reuniu pacientes, familiares e funcionários, proporcionando um momento especial de reconhecimento à força do amor materno.
Durante a comemoração, um coral organizado pelos funcionários da unidade, para homenagear as mães, foi ouvido com muita emoção. Além de homenagens e presentes, as mães que participaram da festa receberam presentes, compartilharam um saboroso lanche e assistiram a palestras educativas de prevenção contra o câncer do colo do útero e câncer de mama oferecidas pelos alunos do 8º período do curso de enfermagem da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits).
Para o Diretor Administrativo, do CAPSI, Marcio de Almeida Costa, a unidade tem o objetivo de garantir melhor qualidade de vida, conquista de autonomia, maior capacidade de desenvolverem as atividades da vida diária e melhoria das relações interpessoais.
Segundo Marcio, a equipe do CAPSI tem disponibilizado a essas crianças oficinas terapêuticas e de arte, socialização, comunicação, brincadeiras, jogos, além de reuniões com os pais e assistência médica sistemática. “Ações como essas são um pequeno reconhecimento à importância das mulheres que, ao se tornarem mães, só fortalecem sua sensibilidade e força para enfrentar os desafios da vida em defesa dos filhos e da família”, disse.
O CAPSI atende crianças de 4 a 17 anos, sendo os pacientes autistas ou pessoas que sofrem com algum transtorno mental. A unidade possui uma equipe multiprofissional -composta por psicólogos, neurologistas, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e educador físico que oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, atividades de orientação e inclusão das famílias. O horário de funcionamento do CAPSI é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
