O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo encerrou nesta quinta-feira, 29, a programação do Janeiro Branco com uma ação especial voltada à promoção do bem-estar emocional e do cuidado com a saúde mental.
As atividades aconteceram na Marina do bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho, às margens do Rio São Francisco, reunindo usuários, profissionais e equipe do serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em um momento de integração e acolhimento, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde mental.
A programação contou com roda de conversas, proporcionando escuta, troca de experiências e fortalecimento de vínculos, além de atividades físicas, que contribuíram para o estímulo ao autocuidado e à qualidade de vida.
“O Janeiro Branco termina, mas o cuidado continua. O CAPS de Penedo é acolhimento, vínculo e acompanhamento durante todo o ano e a prefeitura segue fortalecendo ações que promovam bem-estar emocional e qualidade de vida para a nossa população”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
O encontro foi finalizado com um piquenique coletivo, em um ambiente aberto e acolhedor, simbolizando a leveza, a convivência e a importância de espaços que favoreçam o equilíbrio emocional.
“Escolhemos esse espaço diferente, amplo e com muita natureza, para que os nossos usuários saíssem da sede do CAPS. Trabalhar saúde mental é trabalhar com a natureza, praticar atividades físicas, é relaxar. Tudo isso é prevenção porque esse tema deve ser trabalhado durante todos os dias do ano”, disse a psicóloga Aycha Rafaela Santos Dantas.
A iniciativa reforça o compromisso do CAPS de Penedo em ampliar o debate sobre saúde mental, quebrar estigmas e incentivar a população a cuidar da mente durante todo o ano.
Secom – PMP


