O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Penedo está promovendo aulas de educação física para seus usuários. A atividade oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) é mais uma ferramenta terapêutica que auxilia diretamente na melhoria da saúde física e mental.
“Temos pacientes que têm muitos com problemas físicos e mentais e, como tudo isso faz parte da terapia, vai melhorar o condicionamento físico, melhorar o pensamento de viver e vai auxiliar na saúde mental. O corpo precisa estar interligado a mente, por isso, é importante a atividade física para nossos pacientes”, disse a diretora do CAPS, Isabel Leite.
A atividade física será ministrada pelo educador físico Cloel Júnior, que planeja a aula tendo como base as limitações dos pacientes e como melhorar a qualidade de vida deles. “Inicialmente iremos fazer exercícios que se traduzem em força, porque são exercícios que irão trazer autonomia para esses pacientes. São pessoas que precisam de autonomia para pegar algo em cima de um armário ou para se levantarem”, explicou ele.
O CAPS de Pendo atende diariamente pacientes com serviços de psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.