×

Sergipe

Capital sergipana realiza segundo mutirão de ultrassonografias

A Saúde de Aracaju, através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e do Cemar do bairro Siqueira Campos, realizou durante esta sexta-feira, 10, a segunda remessa de exames do Mutirão de Ultrassonografias. O objetivo de cada ação é a realização de 50 exames por mutirão.

Segundo explicou a coordenadora do Cemar, Adriana Franco, a lista com os nomes dos usuários é repassada pelo Nucaar e a partir disso começa uma averiguação onde são chamados os pacientes mais antigos. Em cada mutirão são realizadas ultrassons de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, próstata, transvaginal e obstetrícias.

“Temos um médico especialista que fica realizando ultrassons durante o dia inteiro. O paciente já sai com seu resultado em mãos e isso vem contribuindo para agilizar o tempo de espera. É interessante frisar que estes pacientes tiveram seus exames marcados pelas Unidades de Saúde da Família de seus respectivos bairros”, disse.

Para o paciente José Florêncio Santos, a iniciativa da Saúde de Aracaju possibilitará que ele dê continuidade em seu tratamento de forma mais rápida. “Recebi o recado por parte do pessoal da USF do meu bairro. Vejo estes mutirões como algo muito positivo para todos que aguardam por exame. Esta iniciativa é muito boa e já soube que outras pessoas do meu bairro também participaram. Estamos todos satisfeitos com essa atenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde”, pontuou.

De acordo com Adriana, os mutirões continuarão acontecendo todas as sextas-feiras até que se encerre a lista de espera. “Vamos continuar chamando os pacientes e informando como eles devem proceder para as realizações de seus exames. Contamos com a participação de todos os pacientes chamados para que a realização dos exames aconteça. Se a pessoa chamada não comparece, isso causará problemas na lista de espera. O objetivo é que se cumpram as datas corretas”, frisou.