A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando os trabalhos de reestruturação do atendimento básico em odontologia nas unidades de saúde do município. Até o final do ano, 20 unidades já devem ter retomado o atendimento, garantindo à população os serviços com qualidade também nessa área.
“Nossa meta é priorizar as unidades que apresentam estrutura física adequada e aquelas que necessitam de pequenos reparos, insumos e equipamentos. E à medida que as reformas sejam concluídas nas demais unidades, estas também serão incluídas, para que o funcionamento volte à normalidade em toda rede municipal”, afirma a coordenadora Bernadete Pereira.
As medidas foram definidas pela Coordenação após um levantamento minucioso dos problemas encontrados na estrutura de atendimento odontológico do município, que incluía equipamentos quebrados, consultórios com estrutura inadequada e falta de material para os procedimentos. Nos últimos meses, processos licitatórios foram encaminhados, compras foram realizadas e estruturas estão sendo recuperadas com pequenos reparos, reforçando o compromisso da gestão da SMS em assegurar a atenção básica em saúde bucal no município.
Distribuídos nos oito Distritos Sanitários de Maceió, os consultórios odontológicos começam a ser reequipados e reativados em breve. Entre os equipamentos que já se encontram no almoxarifado central da SMS estão equipamentos periféricos como canetas de alta rotação (30), canetas de baixa rotação contra ângulo (20), autoclaves (50) e aparelhos de raios X (2) – estes destinados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do PAM Salgadinho e da Unidade de Saúde Dr. Arthur Ramos, localizada no Henrique Equelman.
“Já estamos aguardando a entrega de todos os insumos necessários à atividade e temos 30 compressores com previsão de chegada para esta semana. Obtivemos também a autorização do prefeito Rui Palmeira – publicada no Diário Oficial desta terça-feira – para a compra de 14 gabinetes odontológicos completos. Assim que os serviços de pintura e reparos dos consultórios forem concluídos, eles voltarão a oferecer o serviço, tão esperado pela população”, ressalta Bernadete.
Atualmente, há 86 consultórios odontológicos no município para o atendimento básico da população. Além disso, a rede municipal possui 13 consultórios para o atendimento dos serviços de média complexidade, nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEOs) do PAM Salgadinho, com nove consultórios, e a Unidade de Saúde Doutor Arthur Ramos, com quatro consultórios.