Nos últimos quatro meses, Maceió tem registrado chuvas intensas e acumulado grandes prejuízos. Nem a primavera, iniciada oficialmente no dia 22, foi capaz de interromper as chuvas na capital reservando para a cidade o inverno mais longo dos últimos 30 anos. Até agora, foram sete mortes e um desaparecimento, além de desabamento de casas, barreiras e o transbordamento de rios.
Com as constantes chuvas, a Prefeitura fica impedida de realizar um serviço mais amplo de recuperação da cidade. A água acumulada nas vias impede a fixação do asfalto e qualquer serviço feito na chuva, que não paliativo, representa desperdício de tempo e de recursos públicos.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, com a chegada dos dias de sol, a Prefeitura vai iniciar, já na próxima semana, um grande programa para recuperar 50 vias em toda Maceió. “Iniciamos um grande trecho na Avenida Buarque de Macedo e já a partir da próxima semana vamos executar obras em outras importantes vias, que serão totalmente recuperadas para melhorar a mobilidade da população maceioense”, ressaltou.
Diariamente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) realiza uma intensa ação de recuperação em diversos bairros de Maceió, com uma média 10 equipes nas ruas. “São quatro meses com chuvas intensas, o trabalho de recuperação emergencial e paliativo, principalmente na malha viária, vem sendo feito diariamente. Estamos trabalhando, fazendo o que é possível mesmo com chuva”, acrescentou Rui.
