Maceió vai sediar o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil, que deve reunir cerca de 5 mil participantes no Centro de Convenções, em Jaraguá. O fórum vai ser realizado na capital alagoana nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Campos de Almeida, toda a programação do evento será voltada para qualificar e trocar experiências entre os gestores de Defesa Civil das demais cidades do País. Até a próxima semana, uma comissão de Brasília chega a Alagoas para tratar da organização do evento.
A capital alagoana foi eleita para sediar o encontro no ano passado, durante o 7º Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) tem vários exemplos bem sucedidos para apresentar durante o 8º Fórum Nacional. Maceió é a única cidade do país com uma coordenadoria devidamente estruturada. A capital alagoana também foi uma das selecionadas recentemente para realizar um simulado de desastre, no Vale do Reginaldo.
Nesse trabalho, um dos instrumentos da Comdec foi o Programa de Alerta e Preparação de Comunidade para Emergência Natural (Apen), que atua com foco no monitoramento da ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas, e na limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais.
É graças a esse tipo de trabalho – que também será apresentado no Fórum – que alguns pontos de alagamento de Maceió vêm sendo neutralizados, e mesmo os que ainda persistem, têm escoamento mais rápido, logo após as chuvas.
No monitoramento das áreas de risco, a Comdec de Maceió também conta com o importante trabalho dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por lideranças comunitárias das regiões de risco, e que também será apresentado no 8º Fórum.